Planeta Saudável

PROJETO: CAMPO QUE TE QUERO BEM! - Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto - Marechal Candido Rondon - PR
[carregando]

 O projeto “Campo que ter quero bem” teve como base a aplicação de uma sequência didática voltada ao estudo do campo e da cidade, a qual foi concretizada em uma turma de 2º ano (series inicias do ensino fundamental), na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, período vespertino localizada no Município de Marechal Cândido Rondon – Paraná. Contou com a participação e envolvimento direto de 21 alunos em fase de alfabetização e mais outros 142 alunos do restante da escola envolvidos indiretamente, bem como suas respectivas famílias.

O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar focando principalmente nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, geografia, história, ciências, ensino religioso e arte buscando através das situações reais e prática do dia a dia das crianças extrair a teoria para embasar os   trabalhos com o objetivo de estudar a importância da existência do campo para nossas vidas, bem como a valorização do produtor rural.

Para tanto, o projeto foi organizado em quatro importantes momentos, primeiro a fundamentação teórica do assunto através de leituras e desenhos animado sobre o tema, segundo com palestra e visitas técnicas, terceiro voltado a prática e produção escrita e por último a divulgação do trabalho realizado para a escola e a comunidade (I Feira do Conhecimento, redes sociais e canal no youtube).

Sendo assim, durante três meses foi desenvolvido diversas atividades através de metodologias diferenciadas, entre elas: ilustração, músicas, parábola, poesia, produção de frases e textos, maquete, confecção e doação de livrinhos, palestra técnica, desenho animado, construção oral de histórias, passeio técnico, apresentação de teatro, confecção de convite, construção de gráficos, experiência da germinação, feira do conhecimento e criação de um canal no yuotube que possibilitou dividir com demais profissionais da educação o trabalho desenvolvido.

 O fechamento dos estudos contou com a realização da I Feira do Conhecimento: CAMPO E CIDADE, uma tarde de exposição e apresentação das atividades aos demais alunos da escola, bem como para a comunidade. Neste momento os alunos tiveram a oportunidade de expor as maquetes confeccionadas sobre o tema trabalhado (campo/cidade), apresentar o teatro “O Rato do campo e o Rato da Cidade”, exibir os desenhos realizados e o livro produzido, e assim compartilhar com os demais alunos e familiares todo conhecimento adquirido durante o desenvolvimento projeto.

Para finalizar os alunos tiveram a oportunidade de visita o gabinete do prefeito Moacir Luiz Froehlich, e entregar em mãos um exemplar do livrinho produzido: “A importância do Campo para nossas vidas”

Publicado em 19.07.2016. Fonte: Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto - Marechal Candido Rondon - Parana
Voltar
. .
.

Home | A Empresa | Produtos | Notícias | Planeta Saudável |Espaço do Professor |Downloads | Fale Conosco
Termo de Uso e Política de Privacidade

Editora Amigos da Natureza - Fone (45) 3254-7631
Desenvolvido por Vetor Design